Queridos amigos,
Desculpem-me a falta de postagens, mas estou realmente sem tempo para compartilhar. A cada dia surge uma nova necessidade, um novo documento, um novo tratamento... Faltam 6 dias para a minha partida.
Gostaria de encontrar muitos de vocês para um último bate-papo, mas tá muito difícil organizar-me para isso.
Espero que todos já tenham voltado para suas aulas de yoga no novo Gaia Centro de meditação.
Um grande abraço a todos,
Chaitanya Mayi dd
24 de jan. de 2010
1 de jan. de 2010
1/1/2010
Hoje, neste 1º dia do ano, começo uma jornada rumo a uma das inúmeras terras de beleza extraordinária deste nosso vasto Brasil.
Bonito-MS promete oferecer dias de integração com a natureza e intensa contemplação de toda forma de vida, mineral, animal, vegetal.
Conto com a minha capacidade de contemplar também a chuva caso esta insistir em se fazer presente.
Espero ter tempo para compartilhar com vcs um pouco de minhas aventuras ecológicas em Bonito. Farei um esforço, mas darei prioridade 'a experiência em si.
Tenham um excelente começo de ano! Programem-se para atingir a verdadeira felicidade! Não percam tempo!
Com afeto,
Chaitanya
A teoria distante da prática
Caro Luiz,
Em resposta a seu email, afirmo que sua experiência de vida não é diferente da maioria de nós. A teoria muitas vezes se distancia da prática.
O que importa é que um dia vc sentiu atração por uma vida em conexão com o divino e desejou intensamente evoluir espiritualmente. Esses momentos são cruciais na vida de um ser humano e nem todo mundo leva isso a sério.
Talvez vc não tenha encontrado o instrutor de yoga que possa te ajudar a seguir em frente neste nobre propósito. Talvez o seu caminho seja um conexão com toda a sabedoria do universo através de inúmeras outras pessoas que não se identificam como yoguis mas que compartilharão a vida com vc e te trarão crescimento. Tudo e todos que estão próximos a nós faz parte do nosso processo de desenvolvimento. Para isso estamos aqui hoje em determinada família, relações, funções sociais, etc. Compartilhe seus questionamentos mais profundos e, na troca amorosa com o próximo, encontrará respostas. Por vezes, o conhecimento parte de onde menos esperamos.
Todos temos um mestre interior, a partícula divina chamada Superalma onipresente, onisciente, onipotente presente no coração de cada ser vivo.
A prática do yoga visa nos conectar com esta Superalma! Escute o seu coração, ele é a sua consciência mais profunda. Siga a orientação advinda dele com sinceridade e determinação.
A prática de yoga - comunhão com o Absoluto - nada mais é que um estado de consciência. Vc não precisa frequentar nenhum estüdio de yoga para praticá-la. Em casa, no trabalho, no carro, alimentando-se, etc...dedique todas as suas ações a Deus, em prol de Sua criação. Busque a justiça, a beleza, a dignidade,a ação devocional, o respeito mais profundo por toda forma de vida, o AMOR! e vc estará praticando yoga.
Yoga é uma mudança de consciência aliada com a ação correta, apropriada.
Vc não deve lamentar haver perdido tempo algum, pois tudo que vc viveu até hoje será útil no processo que vc determinou viver agora.
Na India, o desenvolvimento do homem passa por 4 etapas, ou Varnashram Dharma, a saber Brahmachari, Grihasta, Vanaprastha, Sannyasi.
O começo da vida de um jovem é de estudos da filosofia espiritual da vida e o ideal é que ele seja celibatário para não despertar desejos e perturbar sua mente (brahmachari). Quando este jovem está preparado para educar uma família nos aspectos mais fundamentais do ser humano - sua relação com Deus e Sua criação - ele estará pronto para a próxima etapa, o casamento (grihasta). Quando os filhos já estiverem criados e aptos a sustentar sua própria família e sua mãe, o homem casado deve se afastar e iniciar o processo de renúncia (vanaprastha). Na faixa dos 60 anos, ele pode/deve assumir o voto
de renúncia total (sannyasi), e preparar-se para sua viagem final rumo ao Absoluto.
Portanto, creio que vc está na melhor fase da vida para buscar a auto-perfeição, ou seja a comunhão com Deus. Pratique auto-controle, pureza, tolerância, austeridade, honestidade, conhecimento, paz de espírito, sabedoria e religiosidade, pois estas são as qualidades naturais do homem justo. Não se assuste com a quantidade de predicados. Uma coisa puxa a outra.
Sem querer me alongar mais e já me alongando (essa é a tendência do hatha yogui) citarei alguns versos do maravilhoso Bhagavad Gitá:
" O' poderoso herói! O' Krishna! Ao se desviar do caminho iogue rumo ao Absoluto, ficando sem refúgio e tendo decaído de ambos os caminhos da ação e da meditação, não estará tal pessoa completamente perdida, como uma nuvem fendida?
O' Krishna! Só você, poderá dissipar esta minha dúvida. Por favor, seja misericordioso e remova-a pela raiz.
O Senhor Supremo disse:
O' Arjuna, filho de Kunti! O iogue fracassado não sofrerá ruína nesta vida nem na outra. Ele não ficará excluído dos prazeres experimentados nos sistemas planetários celestias deste universo, nem lhe é negada a oportunidade de ver pessoalmente a Superalma na dimensão divina. Isso acontece, ó meu caro, pois aquele que executa ações virtuosas nunca será desditoso.
Após morar por muitos anos nos planetas celestias- alcançados pelos que executam grandes sacrifícios, tais como Ashvamedha - o iogue fracassado nasce num lar de pessoas honradas e prósperas dedicadas a hábitos puros e honestos.
Por outro lado, se após um considerável periodo de longa prática, uma pessoa decai de seus esforços iogues, então, certamente, nascerá num lar, ou na linhagem de professores de ioga absortos em suas práticas. Saiba que um tal nascimento é raramente alcançado.
O' filho de Kuru! Num dos nascimentos que acabo de descrever, tal iogue mal sucedido, devido as práticas de sua vida anterior, revive sua inteligência centrada na adoração 'a Superalma. E, daquele momento em diante e com vigor renovado, novamente esforça-se pela perfeição de ver a Superalma.
Mesmo sem perceber e devido ao surgimento de alguns obstáculos 'as práticas de sua vida anterior, sente-se novamente atraído pela ioga. E, apesar de poder ser um praticante que ainda luta pela perfeição, tal iogue ultrapassa o caminho da ação fruitiva mencionada nos Vedas e alcança um fruto muito superior.
Esforçando-se como mais ardor que antes, o iogue que purifica plenamente sua consciência, rejeitando a sujeira de todo desejo mundano e as imagens mentais, por fim obtém o fruto de muitas vidas de prática de ioga - e, portanto, alcança a meta Suprema." da conversa sagrada entre Sri Krishna e Arjuna na Escritura Vedanta Yoga Srimad Bhagavad-gita Upanishad (cap.6, versos 38-45)
Agradeço a oportunidade de falar sobre tópicos tão valiosos.
Chaitanya Mayi devi dasi
Assinar:
Postagens (Atom)