23 de mai. de 2010

Buscando um Guru- resposta a Eduardo

Querido Eduardo,

Que noticia linda acabo de receber!! A Bia será mamãe!! Que bênção!
Já que o assunto é maternidade, me animei em compartilhar uma experiência bonita que tive ontem. Presenciei o nascimento de um lindo bezerrinho aqui no Goshala (Curral das vaquinhas) e fiquei tocada com a inteligência nata dos animais. O bezerrinho fazia esforço para ficar de pé mas não tinha forças, enquanto a mãe ainda no processo de expulsar a placenta e com fortes contrações no ventre, lambia incessantemente seu filhote limpando-o e massageando seu corpo para estimular seu funcionamento.
O interessante é que exatamente no dia anterior morreu a maior vaca do Goshala e tb por casualidade, presenciei o processo de levar seu enorme corpo para fora do curral enquanto outras vacas mugiam suas condolências.
Maravilhei-me com a beleza da natureza, a inda e vinda das entidades vivas em diferentes corpos e como a tristeza da morte de um, transformou-se em alegria com o nascimento de outro ser. E assim seguimos, levados pela força da natureza.

Quanto ao encontro com o Guru, realmente acho fundamental.
Um aspirante sincero em busca do verdadeiro caminho da espiritualidade, assumindo atitude servil, tem grande possibilidade de encontrar um mestre fidedigno. Uma pessoa que acredita ser auto-suficiente no conhecimento da verdade, não aceitará um mestre, e se chegar a encontra-lo, não terá a percepção e a humildade de render-se a ele e a seus ensinamentos.
A mente é muito traiçoeira e na maioria das vezes, pensamos estar no caminho certo, porque a sensação é boa, mas podemos estar dando voltas no mesmo lugar. Assim como uma criança perdida, cruzando largas e movimentadas avenidas em busca do caminho de casa, pode ser vítima de sua própria inocência, o aspirante sem orientação de um mestre experiente, vaga num universo desconhecido (o espiritual) buscando entender O Absoluto através de seus sentidos e mentes limitados.
No entanto, um observador distante e experiente, ao observar a cena, facilmente conclui o seu desenrolar.
O mestre espiritual nos ajusta no caminho, orientando cada passo. Busque a sua ajuda e tudo vai se revelando no seu tempo. Ele faz a conexão com o Absoluto.

Quando alguém quer aprender Cálculo, qual o caminho mais fácil? pesquisar em inúmeros livros com variadas teorias sobre o assunto e tentar decifrar o enigma sozinho, ou procurar um especialista no assunto que sabe o método apropriado para o aprendizado e conhece as conclusões finais? vc pode sim seguir um caminho solitário, mas muito possivelmente terá que experimentar caminhos diversos, sofrer as consequências, quebrar a cara, se decepcionar, mudar de caminho e começar tudo de novo.

Levar uma vida de estudos, meditação e prática é, sem dúvida, auspicioso, mas as escrituras sempre enfatizam "sadhu sanga", o que significa "associação com santos". Estar na companhia de devotos puros estimula e guia a sua vida espiritual. Quando estamos na presença de um ser iluminado no caminho da perfeição, aprendemos a cada movimento seu, a cada atitude, a cada ação. E sentimo-nos extremamente estimulados a trilhar o mesmo caminho.
Uma pessoa fixa no caminho espiritual tem força pra te resgatar quando vc cair, pois o poder ilusório de Maya é muito poderoso. Estamos sempre seguindo nossa mente, ao invés de seguir as instruções do Guru que é o agente divino de Deus. Ele tem a visão divina e a sabedoria para ajustar-nos no caminho a cada passo em falso que dermos.

Tudo é muito simples. Precisamos nos livrar dessa idéia de independência, pois isso é pura ilusão. Como vc pode ser independente, se depende da natureza para prover o alimento para a manutenção do corpo? Na verdade, não sabemos nem qual é o nosso tempo de vida neste corpo. Estamos sempre dependendo da providência divina.

Continue suas praticas e conecte-se com Deus através de suas orações. O Budismo oferece uma mente calma, mas um coração vazio, já que se transformou numa religião sem Deus. Não é possível amar o abstrato e querer mergulhar no nada. Por isso, em algum momento as práticas búdicas se esgotam. Comigo ocorreu assim.

Muito obrigada pelo convite para visitar o Japão. Ainda não sei como as coisas se desenrolarão. Vou consultar a Bia. Seria show se ela fosse tb.

A India é realmente uma experiência única e complexa. Acho melhor abrir um capítulo novo para ela.

Afetuosamente,

Chaitanya Mayi Devi Dasi

8 de mai. de 2010

Resposta a comentários

Querida Raquel,

Respondi sua mensagem na seção 'comentários'.
Beijinhos.


Querida Tânia,

Não sei se existe conhecimento espiritual que diminua a dor da separação de uma pessoa tão amada. Talvez tal conhecimento evite o desespero. Gurudeva partiu pela sua doce vontade, e isto está claro para todos nós. Sabendo que ele foi ao encontro de seu amado mestre espiritual, Srila B.R. Sridhar Maharaj, e que voltou a sua eterna morada no mundo espiritual, nos dá imensa alegria. Ainda assim, a dor é grande. A perda de uma grande personalidade é algo incalculável.

O amor que sinto por ele é indescritível, e isto não se deve a minha capacidade de amar, mas ao fato de ele ser um agente fide digno do amor divino. Ele é nosso chakra do coração, um verdadeiro capacitador e distribuidor do amor divino.
As escrituras dizem que o Guru é Krishna na sua forma de mestre. Sri Krishna no Bhagavad Gita diz o mesmo. Portanto, como podemos tolerar a separação de Krishna?

´E exatamente esta dor que todas as entidades vivas sentem inconscientemente no mundo material, a sua separação de Deus. Enquanto não buscarmos a proximidade com o plano divino na forma de servo de Deus, não obteremos satisfação e verdadeira alegria.

Krishna é satchidananda- existência eterna, consciência e bem-aventurança. Nós somos sua imagem e semelhança, mas nos esquecemos de nossa verdadeira posição e decidimos desfrutar em separação. O ambiente adequado para este tipo de mentalidade é este mundo imperfeito, cheio de alegrias e sofrimentos.

Realmente, vale o lamento de não tê-lo conhecido. No entanto, ele vive entre nós através de seus ensinamentos, livros, cds, videos e, para aqueles que obtiveram sua conexão ele viverá eternamente em nossos corações.
Não posso expressar o quanto sinto-me feliz em estar aqui, cercada de devotos, com a consciência fixa em servir esta linda missão. Agora sinto que minha energia está sendo adequadamente utilizada e isto traz uma satisfação imensa. Por outro lado, sofro pelo apego aos amigos, aa família e ao companheiro querido com quem vivi tantos momentos bonitos.

Tânia, aqueles que desejam sinceramente conhecer o mestre, no momento certo, ele se revelará.

Por favor, acesse o nosso site www.scsmath.com e desfrute do gostinho de conhecê-lo através das imagens de Srila Gurudeva no video slide show (primeiro na lista de postagens).
Com carinho,
Chaitanya Mayi Devi Dasi

5 de mai. de 2010

Saindo da Toca


Queridos amigos,

Desculpem a falta de comunicação. Precisei de um tempo para digerir tudo que vivenciei aqui no último mês com a entrada em eterno Samadhi de Sua Divina Graça Srila B.S. Govinda Maharaj, meu Gurudeva.

Ainda sinto forte dor no peito e um aperto na garganta na simples tentativa de descrever estes dias.
Compartilho com todos, as poucas palavras que troquei com amigos em tal ocasião, dentre eles Norma, Tânia, Bianca e Cyva:

'Muito obrigada pelas palavras de apoio. Realmente é dificil lidar com a dor da separação, mas fui abençoada por estar presente aqui neste momento. Pude presenciar a sua entrada no Samadhi e todo o ritual e entender que ele realmente deixou o corpo pela sua doce vontade. Sua partida se deu durante o momento mais auspicioso do dia, o "brahma muhurta" , por volta das 4:20 am e num dia super especial, gaura dvadasi.
Na noite anterior ele disse ao seu escolhido sucessor que iria partir e se despediu de todos os seus associados mais íntimos de uma maneira muito sutil. Todos têm uma história para contar a respeito de sua partida e a cada dia surpreendo-me mais com a grandeza de tal personalidade.
  
A verdade é que o sentimos ainda mais presente e atuante entre nós. ´E incrível! Todos não páram de falar nele. Em quase todas as classes os sannyasis relembram seus ensinamentos, suas palavras doces, sua inteligência, humildade e bom humor.

Vivemos momentos históricos com a instalação do novo sucessor e estou muito feliz em tê-lo por perto. Tenho fé na escolha de Srila Gurudeva e seguirei servindo-o através de seu sucessor, Srila B.N. Acharya Maharaj.

Em nosso site www.scsmath.com encontra-se muita informação sobre tudo que está ocorrendo aqui. Recomendo especialmente um video-slide show em homenagem a Srila Gurudeva que está no topo de todos as postagens.

Com carinho saudoso,

Chaitanya Mayi Devi Dasi

Trocando idéia

Minha querida e tão querida Chai,
Sinta o meu abraço bem forte e repleto de amor...
Estive pensando... Você que está na Índia não se interessaria em conhecer a Oneness University? Já ouviu falar em Bhagavan?
Dikhsa? Em junho será feito o Nivel I e II e também o Trainee... Penso que seria interessante você conhecer... Precisam de tradutores para os curso e quem sabe você poderia ser a tradutora do grupo brasileiro?
Fiz o curso de Diskha Giver aqui no Brasil com o Marcos Sanches e posso lhe falar que é uma Energia significativa, para se dizer o mínimo... Após o evento experiênciei um longo estado de Neutralidade... Presença... Nunca havia sentido algo assim!
Procure se informar pela internet... O que posso lhe falar é que a energia Diksha tem sido muito importante para o período que estamos passando.... Ela foi criada para isso...
Caso você se interesse posso passar alguns e-mail's para contatos.
Unidas em uma mesma Intenção,
Luz e Coração,
Namastê!
Cyva.

OM, OM, OM...

Querida amiga,
Ontem tomei um delicioso e purificador banho no Ganges e pensei em vc.
As escrituras dizem que o poder purificador da mãe Ganga é tão grande que todos aqueles que estiverem presentes na consciência do respeitoso banhista, também são purificados. Então sempre que tenho a graça de estar no Ganges, aproveito para pensar nos amigos queridos.

Fico feliz que vc tenha experiências agradáveis e importantes na busca pela esoiritualidade, mas eu, por minha vez, não estou interessada em conhecer mais nada. Encontrei o meu caminho e nele pretendo seguir por toda a eternidade. Não acredito que haja nada superior aa conexão espiritual que recebi de meu mestre, por isso cessei minha busca.
Dikhsa significa iniciação, e eu já sou iniciada na rupanuga sampradaya, a linhagem de santos devotos do Senhor Supremo Bhagavan. 
Bhagavan é o aspecto superior de Deus, sendo eles três: Brahman, Paramatma e Bhagavan, a Suprema Personalidade de Deus. 
Com certeza já ouvi este nome, mas ignoro quem seja esta pessoa intitulada Bhagavan. Com certeza ele deve ter outro nome que informe sua posição, tipo Bhagavan Das (o servo do Senhor Supremo). Informe o site que eu vou dar uma olhada.

Enfim, muitas filosofias, muitas práticas variadas, muitos gurus sempre existirão. O importante é encontrar aquela pratica e o principalmente o mestre fide digno que preencha o seu coração por completo, sem sombra de dúvidas e, então parar de buscar. 
Quando um encontra o companheiro amado, seu coração se aquieta e ele ou ela param de buscar parceiros. A fidelidade traz confiança e o relacionamento se desenvolve de forma bela e tranquila. Assim deve ser nossa relação com o mestre espiritual, pois ele está te oferecendo o que há de mais valioso no mundo.

Beijos com muito muito amor.
Chaitanya Mayi Devi Dasi 

OM, OM, OM...

Minha amada amiga,
Suas palavras soaram e iluminaram o meu ser... desculpe minha ignorância...e se acaso minhas palavras foram inconvenientes...
Porém sua resposta foi sábia e serena.... Aprendi muito com ela, como aliás sempre aprendi com você!
Fico feliz em sentir luz e força em suas palavras!
Agradeço  levar-me para tomar banho no Ganges dentro do seu coração... Tenho a água que você me deu e sempre a utilizo com a intenção de purificação.
Estou observando tudo... Abrindo olhos e ouvidos... sempre com a mesma intenção... conhecer e me abrir totalmente para Deus!
A Verdade e a Entrega! Sem dúvidas...
Mas a minha busca ainda não terminou! Clamo e espero por essa Dádiva!
Ponho-me em estado de humildade... e aceito que tenho muito que aprender... E a grande Graça será concedida de forma perfeita e adequada... de forma simples e natural... Não é algo a ser alcançado! O que posso fazer é fortalecer minha intenção e orar com a força do meu coração... Experiêncio estados no meu caminho e sinto grande gratidão!  São grandes ensinamentos...
Sinto você bem perto! E fico muito feliz!
Com muito Amor em meu coração,
Unidas em uma mesma Intenção!
Namastê!
Cyva.

OM,OM,OM...

Queridona,

Ai, queria mesmo ter vc sempre juntinho, compartilhar tudo contigo, te abraçar muito e desfrutar de sua doçura.

Continue buscando que quando a busca é sincera, Deus se revela na forma mais apropriada de acordo com o dharma e karma do individuo.
Vc tem razão quando diz que a Graça de Deus não é algo a ser alcançado. Estamos aqui para servi-Lo, mas nosso falso ego deseja servir a si mesmo, perdendo-se na busca pelo prazer próprio. Quando a entidade viva entende sua posição de servo, tudo lhe é revelado. A revelação não pode ser alcançada, ela só acontece pela graça e misericórdia de Deus.
Meu mestre sempre repetia um verso em sanscrito que basicamente diz: Seja mais humilde que uma folha de capim, mais tolerante que uma árvore e sempre honre a todos. (desculpe a precariedade da tradução).
Se praticarmos estas três prerrogativas, nosso ego vai se acomodando e aos poucos entendemos nossa posição de ser infinitesimal.

Quando tiver vontade, dê uma olhada no nosso site. Tem um video slide-show logo na primeira pagina em homenagem a Srila Gurudeva.
www.scsmath.com

Peço sua permissão para colocar esta nossa conversa no meu blog. Esta é uma oportunidade de mantê-lo vivo, já que não tenho tido tempo para atualiza-lo.

Afetuosamente,
Chaitanya Mayi Devi Dasi