21 de jul. de 2011

Aos Amigos 'Personal Yoga'

Esta mensagem é especialmente dedicada aos amigos que compartilharam das classes de "Personal yoga' no começo deste ano.
Ao Antônio, Adriana, Carmen, Consuelo, Enrica, Erika, Fábio, Iane, Luís, Maruska, Marcelino e Tânia.


Namastê!

Espero que esta encontre-o(a) bem disposto(a) e em paz.

Tenho pensado em você, no seu bem-estar, e portanto na sua prática de yoga.
Já não nos vemos há 2 meses e meio. Penso que agora é um bom momento para avaliar se a sequência que montamos está sendo benéfica.
Ela está te ajudando a criar disciplina? A sentir-se saudável e tranquilo(a)?
Você está conseguindo manter alguma frequência?

Se você sentir a necessidade de fazer alguma modificação ou consultar-me em algo relativo a sua prática de yoga, por favor não hesite.

Podemos usar o blog para trocar idéias, assim você também me ajuda a mantê-lo vivo. Nele é possível trocar mensagens públicas ou privadas. De qualquer forma, somos um grupo pequeno de 'amigos do yoga'.

Algumas dicas para a sua prática:

• Lembre-se de sempre iniciar a prática através da observação de uma respiração profunda e contínua. Use o ritmo respiratório para conduzir o movimento.
• Se sentir falta de motivação ou energia para iniciar a prática, faça 3 sequências de Bastrika (respiração em "fole"); ela vai oxigenar o seu corpo e trazer vitalidade.
• Sempre que perceber-se pensando demais e se deslocando mentalmente para outras situações e espaços, volte a concentrar-se na respiração.
• Ujjayi pranayama é uma excelente técnica respiratória para conduzir os asanas e manter a mente no presente.
• Pratique como uma oferenda a Deus. Ore para que ele te abençoe com a percepção e o desejo de oferecer suas ações a Ele. Somente assim você poderá se desvencilhar das ações e reações (processo cármico) egoísticas.

Grande beijo!

"Nos Upanisads é dito: asato ma sat gamaya, tamaso ma jyotir gamaya, mrtyor ma amrtam gamaya - " Sou mortal; faça-me eterno. Sou ignorante, cheio de ilusões; leve-me à ciência, ao conhecimento. E estou aflito pela miseria; guie-me rumo a felicidade". Devemos começar nosso trabalho de pesquisa nestas três fases: como salvar a nos mesmos e salvar o mundo, como remover a escuridão e alcançar a luz e como remover a miséria e saborear o néctar, a doce vida de eternidade, conhecimento e bem-aventurança ( sad-chid-anandam, satyam, sivam, sundaram)."
Trecho do livro A Busca por Sri Krishna A Realidade, o Belo de Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj