4 de fev. de 2012

A Busca por Sri Krishna, A Realidade, O Belo.

A convite de um professor da Universidade G.L.A. de Engenharia no distrito de Mathura, Sripad Mahananda Bhakti Ranjan Prabhu, associado íntimo de nossos divinos mestres, inaugurou há três semanas o que veio a ser chamado de Bhakti Yoga Club com o intuito de estimular a busca pelo conhecimento espiritual nos estudantes de tal instituição. Pegando carona e aproveitando a oportunidade para escutar os ensinos bem-humorados de Mahananda Prabhu, detentor de um tesouro incalculável de conhecimento transcendental, tenho participado de tais encontros.

Percebi que os jovens indianos estão muito focados no sucesso material e portanto apegados ao conhecimento científico atual, deixando de lado os ensinamentos dos Vedas que são a fonte mais antiga e rica de sabedoria espiritual.
Hoje em particular um jovem engenheiro nos perguntou como viver na prática os ensinos espirituais e manter as obrigações do dia-a-dia com a profissão, família, etc.. Particularmente, ele mencionou que quando abre um livro como o Bhagavad Gita, só encontra, em suas palavras, "coisas transcendentais" e, como tudo lhe parece muito distante da sua realidade, acaba perdendo o interesse.

Não sei porque Mahananda Prabhu jogou esta peteca na minha mão, mas afortunadamente, lembrei-me de uma aula que acabara de escutar de Sripad Janardan Maharaj, o sannyasi líder de nosso ashram na Califórnia, sobre o verdadeiro objetivo de todos os seres vivos. Ele comentava sobre o verso da Escritura Védica, Srimad-Bhagavatam (1.2.6):

sa vai pumsam paro dharmo
yato bhaktir adhoksaje
ahaituky apratihata
yayatma suprasidati

"A atividade apropriada para todos os seres é estabelecer uma relação de serviço com o Senhor, sem nenhuma motivação material e sem interrupção. E isto satisfará completamente a alma."

Sripad Janardam Maharaj dizia que este verso sempre lhe pareceu muito difícil de ser entendido já que tudo que ele faz tem alguma motivação material. E mesmo que em algum momento ele consiga superar isso, não será contínuo, portanto sofrerá interrupções.
Foi então que ele leu uma explicação de Srila Sridhar Maharaj (Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj) na qual ele afirma que tal plano divino já existe, totalmente independente da realidade material, muito além deste plano no qual nos encontramos, muito além de todos nós, e ele é simplesmente irresistível. É como um tsunami. Quando um tsunami acontece, não importa se você sabe nadar ou não, você não poderá resistir àquela onda, ela certamente vai te levar. Similarmente, quando o plano divino descender até nós, ele será irresistível.

Portanto não devemos nos preocupar se vamos conseguir ou não viver em tal realidade. Realmente algum esforço deverá ser feito para chegarmos lá, mas quando for a hora e estivermos prontos, não conseguiremos desejar outra coisa. Toda e qualquer atividade naquele plano divino, será de uma doçura irresistível e estaremos sempre prontos para realizá-la, e isto nos satisfará completamente.

Quando nos curarmos de nossa "doença" material e entendermos que não é possível obter verdadeira felicidade neste plano mortal, conseguiremos então sentir o sabor puro e satisfatório do serviço devocional. Até lá, cultive este desejo através do canto do Mahamantra - os sagrados nomes de Deus - e da associação com os devotos que estão sempre ocupados em falar e ouvir sobre a Suprema Personalidade de Deus e suas atividades sagradas, sobre A Realidade, O Belo.

Haribol!
Chaitanya Mayi Dasi

imagem fornecida pelo site: http://www.vishvarupa.com

2 comentários:

  1. Oi Chaitanya,

    Como vai, tudo bem..Namastê, quando ele fala no verso citado:

    "A atividade apropriada para todos os seres é estabelecer uma relação de serviço com o Senhor, sem nenhuma motivação material e sem interrupção. E isto satisfará completamente a alma."

    Para mim, ele fala basicamente em servir a Deus, vc serve a Deus quando ajuda o próximo, sem questionar, sem apego, pode ser uma palavra amiga, que traga orientação ao próximo, que indique uma direção para o que ela está sentindo no momento, a vida é simples assim...aprendi com a minha tia, ela adorava ajudar as pessoas...a vida é uma escola se voçê estiver disposto a aprender..se jogaram a peteca na sua mão, é porque vc é capaz de resolver a equação...

    Hare Hare..Haribol
    Antonio

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Antonio. Que bom ter bons exemplos em casa.
    Ajudar o próximo é importante, muitas vezes, mais para si mesmo que para o outro. Quando nos ocupamos em 'servir' as pessoas, nos desfazemos de nosso egoísmo, aprendemos a repartir aquilo que nos foi dado pela Natureza/ por Deus e dessa forma purificamos nosso coração. Mas a verdadeira ajuda está no plano da consciência. Pois vamos todos sofrer neste mundo mortal. Precisamos distribuir conhecimento sobre a verdadeira Realidade, sobre nossa posição constitucional em relação ao Criador. Se pudermos estimular as pessoas a engajarem-se na 'Busca por Sri Krishna, a Realidade, O Belo" (título de um dos livros de meu mestre), estaremos contribuindo para suas vidas eternas e não somente a resolver um problema temporário.
    Nossa missão é sim, ajudar, dar apoio e carinho ao próximo, mas antes de tudo, ajudá-los a compreender quem eles são, o que vieram fazer aqui e qual é a sua verdadeira natureza.
    Obrigada por estar sempre por perto, engajando-me em assuntos valorosos como esse.
    Beijo grande!
    Namastê.
    Haribol! (Cante os nomes de Deus, Sri Hari!)

    ResponderExcluir